NATAL ECO ARTIGO

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Telegram

Natal Ecológico

Irma Jelza Zorzo, Filhas do Sagrado Coração de Jesús 

O Natal Ecológico é um evento realizado a cada final de ano, na área verde do Recanto Coração de Jesus (RCJ), situado na cidade de Maceió, Estado de Alagoas, Brasil. Espaço pertencente à Congregação Religiosa das Filhas do Sagrado Coração de Jesus.

O espaço – pequena célula de pulmão verde no cimento da cidade, é adornado ao longo do ano, no cuidado das árvores e do jardim. Com a aproximação do evento, outras ornamentações são preparadas, reutilizando materiais condenados ao lixo, como é o caso das garrafas pets e dos CDs. Para evitar que este evento ecológico aumente o lixo em nossa Casa Comum, no lanche que é oferecido a quem o deseja, o suco ou refrigerante é servido em copo-lembrança que cada pessoa leva consigo.

A primeira edição do Natal Ecológico aconteceu no mesmo ano em que o Papa Francisco presenteou a Igreja e a humanidade com a Encíclica Laudato Sí, em 2015ì. Interrompida pela pandemia, neste ano de 2022 realizar-se-á a sétima edição. É um evento realizado pelas religiosas FSCJ em parceria com a Paróquia Santa. Teresinha.

Natal Ecológico é aberto ao público em geral, tem como objetivo a evangelização e a conscientização ecológica, através da beleza dos cantos e músicas, das mensagens, luzes e encenações. Os que participam do evento são convidados a oferecer alimento não perecível, destinado a famílias e/ou instituições que dele necessitam.

Laudato Sì, foi e continua sendo mais que apoio e incentivo, um apelo a revermos nossa fé cristã que comporta uma conversão ecológica:

“… temos de reconhecer também que alguns cristãos, até comprometidos e piedosos, com o pretexto do realismo pragmático frequentemente se burlam das preocupações pelo meio ambiente. Outros são passivos, não se decidem a mudar os seus hábitos e tornam-se incoerentes. Falta-lhes, pois, uma conversão ecológica, que comporta deixar emergir, nas relações com o mundo que os rodeia, todas as consequências do encontro com Jesus. Viver a vocação de guardiões da obra de Deus não é algo de opcional nem um aspecto secundário da experiência cristã, mas parte essencial duma existência virtuosa. (LS 217)

  Além da Encíclica, outros artigos ajudam nossa reflexão de religiosas e leigos/as por ocasião dos encontros em preparação ao evento. O testemunho destes colaboradores mais diretos atestam o quanto as reflexões transformaram suas práticas no dia a dia. 

Algumas das expressões que perpassam Natal Ecológico:

  • O Deus de nossa fé é ecológico.
  • Natal Ecológico foi e continua sendo o de Jesus Cristo, não só pelo local de seu nascimento, mas por toda sua prática e pelo sentido de sua encarnação. «A criação geme como em dores de parto» (Rom 8,20-22)
  • “Deus nos deu um jardim, não deixemos aos nossos filhos um deserto” (Papa Francisco)
  • Celebrar um bom Natal é ir ao presépio e contemplar o Menino Deus, nascido de novo onde nascem e crescem, sofrem, morrem, vivem, sobrevivem, choram, gritam, cantam, rezam, lamentam, trabalham, lutam… os mais pobres deste mundo. É pedir a conversão dos causadores da fome, da miséria, das guerras e da degradação ambiental.
  • Quando compreendermos realmente o que é Natal, não precisaremos mais do adjetivo “ecológico”, porque Natal é, em sua essência, ecológico. 

                                                                

Irmã Jelza Zorzo

Maceió, Natal 2023.